quinta-feira, setembro 07, 2006

Sinto-me com sorte!

À partida os transportes públicos, já por si são locais muito pouco atractivos, na minha opinião. São caros e em horas de ponta absolutamente insuportáveis: Vamos lá dentro como enlatados num género de conserva qualquer, mas desde já muito rasco; nunca chegam a horas quando precisamos; o ar é irrespirável; encontra-se sempre, por sorte, um tarado qualquer que se lembra de chegar perto de mais, com a desculpa de que o autocarro vai cheio; a mistura de perfumes e odores, ou melhor, aromas pouco agradáveis, que se misturam e provocam uma dor de cabeça que só apetece desaparecer; as pessoas que entram no autocarro e que por algum milagre avistam um lugar na outra ponta do transporte, e sem olhar a meios nem fins, perfuram uma fila de pessoas, empurram, pisam, não pedem licença e ainda por cima são mal educadas!
Bem, para além de todos estes apectos negativos, estes transportes podem ser, para algumas pessoas (numa hipótese remota), locais hilariantes!!
Existem muitas coisas capazes de nos distraír na nossa pequena ou longa viagem num transporte público, como ouvir música, ler, conversar com um possível amigo que nos acompanhe, jogar no telémovel, jogar sudoku, etc... mas para mim o melhor de tudo é observar, e posso afirmar que os autocarros são dos melhores locais para apurar este nosso sentido!
Hoje apanhei o 58 rumo a Cais do Sodré, para ir tomar um café ao Bairro Alto, entro e vou para o meu lugar de sempre (quando está vago). Duas paragens à frente enra uma senhora já com uma idade bastante avançada, cuja boca sentia evidentemente a falta de qualquer coisa, talvez fossem os dentes, o cabelo era branco, curto, sujo e muito despenteado, as roupas eram largas, velhas e cheiravam a mofo.
A senhora entrou a rir e a falar sozinha, confesso que não percebi de imediato o que ela dizia, estava de phones. Ela continuou a andar à procura de um lugar, e eu podia ver, com a máxima clareza, o ar das pessoas a rezar para que ela não se sentasse ao seu lado, pois foi a mim que me calhou a fava, ou melhor, "só me calham é duques!"
Olhei para ela e evidentemente a senhora tinha um ar senil, o que dizia não tinha nexo, mas esforçei-me para a entender no meio de gargalhadas e frases soltas completamente elouquecidas.
A senhora reparou que estava a fazer um esforço incrivelmente indiscreto para a entender, olhou para mim e disse entre risos assustadores: "A menina conhece aquela música que é: Era uma vez um gato francês que falava inglês?"
Fiz uma ginástica cerebral enorme para ver se ela estava a falar de uma música que eu não conhecia de todo, ou se era aquela que toda a gente conhece: "Era uma vez um gato maltês que tocava piano e falava francês". Respondi-lhe sem ter chegado a nenhuma conclusão: "sim, sim, essa é muito gira, também gosto muito."
A senhora olhou para mim com um ar transloucado mas contente, sorriu e continuou a falar sozinha até ao fim da sua viagem.

Fiz a minha boa acção do dia...
Tornei aquela senhora um bocadinho mais feliz iludindo-a com uma música que só existe na sua cabeça.. mas foi bom partilhar aquele momento!

Para além de mais uma porta se ter fechado, sinto-me bem.. afinal parece que a esperança é mesmo a última a morrer e hoje o caminho para chegar até ti tornou-se mais curto!
Está uma lua cheia fantástica e viva os transportes públicos e o 58, sinto-me crente!

Boa noite e um bem haja! lol

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viva a "fantastica lua cheia" que está realmente grande (vista daqui)!!

Já conheço esse teu encontro de transporte público e fico feliz por o ler aqui. Mas confesso que gostei mais do último parágrafo, também confesso que fiquei estupidamente com alguns ciúmes (talvez da tua sorte, eis a desculpa)!! Enfim... Um bem haja para ti também.

p.s. espero que tenhas deixado por esta grande lua a cabeça que eu perdi!

quinta-feira, setembro 07, 2006 5:28:00 da manhã  
Blogger Um romântico incorrigível said...

Ja tinha lido essa historia... Não me recordo aonde. lol

Quanto ao resto, não tenho muito a dizer.. Apenas, "força".

****

quinta-feira, setembro 07, 2006 2:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home